quinta-feira, 6 de junho de 2013

DEPOIMENTO SOBRE LEITURA



Na leitura de hoje , fiquei maravilhada com os depoimentos, pois alguns, me fizeram viajar ao meu passado, embora uma infância e uma adolescência sofrida , mas feliz. Meus primeiros contatos com narrativas foi com minha mãe, dona de casa, quase analfabeta, mas que á noitinha enquanto consertava nossas roupas  sob a luz de lamparina ou de um lampião, nos contava as histórias de Pedro Malasartes. Ficávamos embevecidos com seus contos. E quase todos os dias tínhamos os contos que por ela dito “os causos”. Já na minha adolescência gostava de ler revistas de fotonovelas e livros de romance. Com essas leituras eu me transladava para outro mundo, o mundo dos sonhos e das fantasias, a imaginação dos personagens e dos lugares citados nos livros.
Um dos depoimentos que mais me identifiquei, foi do Psicanalista Contardo Calligaris, onde ele diz que ler é como um catálogo onde construímos sonhos em cima de sonhos que já foram construídos. Ler é um meio de sonhar a própria liberdade, “Porque ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. Perfeito, eu não construi minha vida em  cima de nada. Tive várias pessoas como referência,. Algumas delas minha mãe, minha professora do quarto ano do Grupo Escolar( que exigia que todos os dias lêssemos um texto em casa para apresentar em sala de aula e que uma vez por mês lêssemos um livro e narrássemos a  história  a história lida), com minha mãe tomei gosto pela narrativa e com D. Ivete tomei gosto pela leitura.
Outro depoimento que me fez refletir bastante, foi o cantor e compositor Gilberto Gil, onde ele conta que sua avó o apresentou ao mundo dos livros, das histórias e das narrativas épicas. Responsável pela preparação das refeições, enquanto a avó cozinhava, Gil e sua irmã executavam suas lições de casa, e foi nesse ambiente de aroma das refeições que aprenderam geografia , história, aritmética, português e lia os livros de Monteiro Lobato. O mesmo aconteceu comigo, foi na mesa da cozinha, que enquanto minha saudosa mãe preparava nosso alimento que eu estudava, que lia os livros indicados por minha professora. Um dos livros que me marcou  e que me apaixonei foi Polyana e Polyana Moça.
Para Antonio Candido a leitura é como uma satisfação das necessidades básicas do ser humano. È através da leitura que ocorre a humanização, enriquecimento da personalidade e do grupo por meio do conhecimento. Para ele humanização é traços que julgamos essências, como exercício de reflexão, da aquisição do saber, da boa disposição para o próximo, o afinamento das emoções, o senso da beleza, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós maior compreensão e nos torna aberto para a natureza, a sociedade e o semelhante. Esse depoimento definiu por completo o porquê da importância de narrativa em matemática.
Já para Rubem Alves, A literatura é com um processo de transformação. Quando lemos estamos comendo, bebendo para adquirirmos as mesmas virtudes dos escritores. Compara ainda a leitura  a um ritual antropofágico, como é o objetivo da Eucaristia, come-se e bebe-se, a carne e o sangue de Cristo para ficar semelhante a ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário