domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA - PROBABILIDADE

PLANO DE AULA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.

PROBABILIDADE

DISCUSSÃO
Para começar, explicar aos alunos que probabilidade é uma fração de números de possibilidades de acasos. Por ser uma fração, pode ser escrita também em forma de porcentagem. Aplicar atividades que estimulem os alunos. O professor pode usar dados, moedas, cartas de baralho, etc.
OBJETIVO
Mostrar o conceito de fração e porcentagem. Levar o aluno a compreender e fazer combinações, tabelas de dupla entrada, e compreender o sentido de probabilidade e saber a sua utilidade no dia a dia.
DESENVOLVIMENTO
Começar sempre com a narrativa de alguma história, ou algum acontecimento.
Perguntar aos alunos se já ouviram falar em probabilidade.
Retomar os conceito de fração com desenhos de barras ou círculos, pedir para que dividam esses desenhos em partes iguais, como em quatro partes iguais e em seguida que pintem duas dessas quatro partes. A seguir peça para que representem por meio de uma fração a parte pintada e que transformem essa fração em porcentagem.
Professor trabalhe em grupo ou se preferir individualmente, mas para esta atividade o ideal é trabalhar com grupos de quatro alunos.
ATIVIDADES
Propor aos alunos que trabalhem com dois dados.
Ver quais elementos deseja pedir para os alunos verificar na hora do lançamento dos dados para o registro, como cor, tamanho, se é adição dos números que aparecem no s dados, etc.
Por exemplo se for somente  verificar quais as possibilidades de aparecer os dois números seis em um único lançamento.
Pedir para que escrevam em forma de fração e porcentagem.
AVALIAÇÃO
Após os alunos terminar as atividades, pedir para que escrevam o que entenderam sobre probabilidade, citando exemplos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário